o verão envelhece, mãe impiedosa (Sylvia Plath)

terça-feira, 19 de julho de 2016

O FIM DAS COISAS COMO NÓS O CONHECEMOS


Faz parte de uma política perversa na Amazônia a extinção do patrimônio artístico cultural. A grande máquina do estado e seus sucessivos operadores o expõe a uma exaustão ainda mais brutal que a do tempo. Tanto o patrimônio material quanto imaterial. Por decreto, indiferença ou abandono. É normal, banal e consentido pelos demais poderes constituídos, judiciário e legislativo. Faz parte de um grande cerco de violência. Tratar a cultura artística de forma fascista. Artistas, tornados neutros e neutralizados, num contexto de complexa deformação política, quando muito, conseguem operar uma autonomia relativizada pela repartição de poder, espaço e financiamento. O colapso e o desastre seguem uma linha de continuidade fatal.

Bruno de Menezes, em luta social e a contrapelo, implanta o movimento modernista em Belém, em 1923. Vamos logo lá aonde isso vai chegar. O baratismo, a tentacular política-administrativa do estado, iniciado em 1930, e suas sinistras ramificações que se estenderão até 1964, confisca, varre o movimento para debaixo do tapete. Em seguida, com a ditadura, o colapso e o desastre se intensificam nacionalmente. Daí o que resulta – ou se ignora ou se conhece muito mau (o que também é desconhecer) o modernismo na Amazônia. Tanto que em recente artigo, um dos principais críticos literários em atuação no país, referindo-se ao modernismo entre nós, diz sumariamente: “tardou... mas chegou”. Quando, em Belém, o movimento foi correlato ao de São Paulo.

Não há outra via. Os capitães-do-mato seguem tratando o patrimônio artístico e os artistas com chicote. Habituados às negociações de bastidores, às portas fechadas, sem nenhum diálogo, consulta, mobilização. “Lei é potoca”, o slogan baratista ressoa ainda pelos palácios. E uma vez mais, e talvez não seja a última infelizmente, o fechamento do Museu de Arte Contemporânea na Casa das Onze Janelas, centro histórico de Belém, para abertura de um polo gastronômico, pontua estas ações de apagamento da cultura artística e de saque dos bens naturais da Amazônia. A despeito de firmar um acordo com as demandas do mercado e do consumo, e com o grande espetáculo do momento, a arte de comer bem, exposta como símbolo de desenvolvimento e sofisticação, corta, na verdade, a continuidade e os desdobramentos de práticas sócio interativas livres e abertas com a imagem, a memória e o pensamento contemporâneos.



Ney Ferraz Paiva

Abraço simbólico dos artistas paraenses no Museu  da Casa das Onze Janelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário